Mestre dos Centavos

Sem medo, sem desculpas, apenas resultados.

sábado, 15 de outubro de 2016

E se você tivesse começado a investir desde o começo?

Fala ae seus “murcegos”

Recentemente comecei a matutar sobre este assunto a que se refere o título do post e cheguei a conclusões  interessantes que hoje eu venho compartilhar com os senhores.  Não vou chorar as pitangas aqui, fiquem tranquilos rs.

E se eu tivesse investido parte do que ganhei desde quando comecei a trabalhar? Aonde estaria hoje? Qual seria o meu patrimônio acumulado? Para aonde vamos? De onde viemos? Ops... voltando ao assunto...

Estas são questões difíceis de responder uma vez que no decorrer do tempo há muitas variáveis a serem levadas em consideração mas que não são impossíveis de solucionar desde que tenhamos um histórico dos nossos gastos, ou ainda, dos nossos ganhos. Eu particularmente tenho adotado esta estratégia de anotar tudo que ganho e gasto de uns três anos para cá, logo usar desta primeira premissa (anotação dos gastos) está fora de questão. No entanto, no que tange aos ganhos isso é mais fácil uma vez que tenho a maioria dos meus comprovantes de pagamentos guardados e mesmo que eu não tivesse eu ainda possuo ela, a minha...




Este documento servirá de base para que eu possa levantar todo o meu histórico de ganhos ao longo da minha caminhada no mundo do trabalho.

Tudo começou em veados, digo... meados de 2004, mais especificamente em maio quando comecei minha empreitada no mundo do trabalho. Meu primeiro emprego foi na prefeitura onde eu passei em um concurso publico como auxiliar de escravo serviços gerais. Mas ai vocês devem estar se questionando: “Mas mestre,concursado  não tem registro em carteira”.

Não, não tem! Mas para mim é fácil ter o histórico desta renda uma vez que meu salário era o salário mínimo vigente da época mais 20% de adicional de insalubridade.  Partindo disto já tenho uma base de quanto ganhei no período em que fiquei nesta senzala  função e usando da minha carteira de trabalho sei exatamente o que ganhei ao longo dos demais anos.

Agora vamos a algumas observações: 




Gostaria de salientar que esta é uma conta de papel de padaria, ou seja, não sera um valor precisamente exato pois há muitas coisas que aconteceram nestes anos em que estou trabalhando ao passo que não tenho todos os comprovantes de pagamentos, com certeza vou esquecer de lançar algumas granas extras que eu tenha recebido ao longo do caminho e devido a isso vou trabalhar com uma margem reduzida, ou seja, o resultado final pode ser ainda maior do que o que será encontrado aqui.

E o que exatamente será considerado em % ou valores nesta conta? Vamos lá:

  •          30% dos meu salários mensais
  •          50% dos meus 13º salários
  •          50% das minhas férias
  •          100% das bonificações recebidas
  •          100% das horas extras
  •          100% das rescisões


·         A taxa de juros mensais de aplicação será de 1% ao mês.

Esses percentuais foram estudados e colocados de uma forma que não comprometeria minha qualidade de vida ao longo deste tempo que foi simulado.

De todas estas entradas a mais difícil de precisar sem dúvidas são as horas extras que variavam muito no período laborativo. Dos meses que eu não encontrar os comprovantes vou colocar uma média somente para ter uma base.




É importante dizer que neste cenário hipotético eu não teria:
  •         Casado
  •         Adquirido veiculos
  •         Feito emprestimos
  •         Outras cagadas


O período analisado derá de 2004 a 2016. Ou seja, 12 anos. 

Agora sem mais embromeixom vamos as contas!


ACUMULADO 2004 A 2016
ANO
30% DO SALÁRIO
H EXTRAS
SALÁRIO+HE
RESULTADO ANUAL
13º SALÁRIO
BONUS
FÉRIAS
RECISÕES
TOTAL ACUMULADO COM JUROS DE 1% AO MÊS
2004
                     86,10
        92,67
           178,77
       2.267,25
 R$     287,00
             -  
     157,00
             -  
      2.711,25
2005
                     99,30
      109,50
           208,80
       5.703,21
 R$     331,00
             -  
     200,50
             -  
      6.234,71
2006
                   116,10
      148,83
           264,93
     10.385,40
 R$     387,00
             -  
     268,00
             -  
    11.040,40
2007
                   126,00
      154,50
           280,50
     15.998,04
 R$     420,00
             -  
     284,50
             -  
    16.702,54
2008
                   196,50
        54,50
           251,00
     22.004,15
 R$     655,00
     850,00
     379,00
             -  
    23.888,15
2009
                   214,20
        77,25
           291,45
     30.614,08
 R$     714,00
  1.400,00
     153,00
   5.650,00
    38.531,08
2010
                  229,50
      109,50
           339,00
     47.717,15
 R$     765,00
     800,00
     562,50
   3.340,00
    53.184,65
2011
                   286,20
      298,67
           584,87
     67.347,41
 R$     954,00
             -  
     601,00
   5.035,00
    73.937,41
2012
                   389,10
      360,42
           749,52
     92.820,31
 R$  1.297,00
             -  
     751,50
             -  
    94.868,81
2013
                   450,90
      390,58
           841,48
   117.572,62
 R$  1.503,00
  3.000,00
     901,00
             -  
  122.976,62
2014
                   536,10
      297,08
           833,18
   149.139,94
 R$  1.787,00
  3.200,00
  1.001,00
             -  
  155.127,94
2015
                  595,80
      168,50
           764,30
   185.368,85
 R$  1.986,00
     800,00
  1.126,50
             -  
  189.281,35
2016
                   726,00
      253,42
           979,42
   223.853,77
 R$  2.420,00
  2.800,00
  1.307,00
             -  
  230.380,77

Lembrando que considerei tendo investido até o final deste ano.

Olha que incrível! O resultado é espantoso. Apesar de eu ter ganhado muito pouco ao longo destes anos eu teria conseguido chegar a bagatela de R$ 230.380,77.

Não posso deixar de mencionar aqui as oportunidades que eu também poderia ter agarrado no decorrer deste processo. 

Vejam bem:

Em veados caralho, digo... meados de 2007 eu tive uma grande oportunidade de ouro não mãos mas por não dispor de capital na época deixei passar esta oportunidade.

O que aconteceu foi que havia um sujeito colega de trabalho que tinha um imovel e queria vende-lo na época pelo preço de R$ 10.000,00. Ele chegou a oferece-lo a mim e chegou a dizer que se eu desse a metade da entrada ele parcelava o restante em parcelas de R$ 200,00 sem juros até dar os R$ 5.000,00 restantes. Repito, sem juros!  Como eu não tinha o dinheiro e como essa parcela iria “comer” boa parte do meu salário não pude ficar com o imóvel que hoje está avaliado em R$ 150.000,00. 




Claro que aqui cabe o famoso SE, o “se” não acumula este valor patrimonial, o “se” é apenas “se”, uma ilusão do que poderia ter sido mas não foi.

Olhem só, para vocês verem, se (olha o se de novo) eu tivesse começado a acumular recurso desde o incio da minha vida no mercado de trabalho eu já teria dinheiro para comprar o imóvel a vista na época e ainda sobraria um dinheirinho danado de bão. Eu continuaria com as aportes e hoje estaria com um imóvel de 150 mil na mão mais os recursos acumulados.

Isso foi só um exemplo do que podemos conseguir se nos dedicarmos a aportar parte dos nossos ganhos mês a mês. Olha que incrível que é isso! 

Essa experiência só vem para ressaltar aquela máxima que diz: 

“ Quem tem dinheiro faz dinheiro”.

Infelizmente muitas pessoas  lamentam no presente o que deixaram de fazer no passado e ainda assim não se planejam para evitar de cometer os mesmos erros no futuro.

O propósito de chegar a estes números não é se lamentar no que poderia ter sido, mas sim apontar o que ainda poderá  ser feito.  

By Mestre dos centavos, momentos filosóficos.

Imaginem só, hoje eu na casa dos 30 e lá vai burduada anos, com os juros desse patrimônio já cobririam todas as minhas despesas passivas e ainda sobrariam alguns trocados. Com apenas 12 anos de aporte, com apenas 30% da renda, alguns bônus e horas extras eu teria a minha semi independência financeira.  

A mensagem é clara confrades!




 O meu objetivo principal é de me aposentar bem pelo menos aos 50 anos de idade, ou seja, ainda tenho quase 20 anos pela frente, e tenho certeza que não vou precisar de todo esse tempo, olha a conta ai em cima... 12 anos.  Tenho tempo sobrando, posso aplicar muito mais que 30% da minha renda atualmente e com mais uma vantagem, já tenho praticamente 30mil. A renda destes 30mil já supre 20% das minhas despesas passivas. Se pra mim que já to ficando pra titio ainda há tempo imagine pra você  “jovem mancebo” (como diz o troll rs).

É fato confrades, não está tarde para ninguém! A conta ai começou em cima de um salário mínimo e uns poucos pingados. Ripa na chulipa seus “murcegos”. E vamos seguindo nesta bagaça no ritmo da musica!!!




Que a força esteja com vocês!









109 comentários:

  1. É isso ai mestre... Meu $$ eu juntei ao longo dos meus quase 10 anos de serviço público. Não guardo 30% do meu salário (infelizmente... Vamos ver se ano que vem consigo) e já perdi muito dinheiro em negócios que foram por água abaixo (cerca de uns 400 mil)... AH! Nesse tempo também paguei meus estudos numa instituição boa (e cara =( ) e algumas viagens
    Tudo valeu a pena INCLUSIVE PERDER DINHEIRO. Foi o preço que eu paguei por não ter educação financeira adequada... Mas pra quem veio do nada... perder 400k não ficar louco já é uma vitória... E é melhor perder isso mais jovem, do que depois dos 60... Por isso estou tão feliz com meu pequeno bolo, que agora vem so dando alegrias!
    Sucesso, excelente reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I ae funça

      Ao menos você investiu bem seu dinheiro na sua educação. Sobre esses 400k faz parte, um dia a gente perde outro a gente ganha.

      Obrigado por comentar.

      Abraço

      Excluir
    2. Rica Mode chamando! Sejam bem-vindos ao nosso lar, betas e ômegas!

      MODO RICA BLOG REPORTANDO DENTRO!

      modorica.blogspot.com

      Até mais ver.....

      Excluir
    3. Acontece...
      Pardal Investidor vacilou, pisou na bola e foi descoberto.

      Excluiu o blog as pressas, no link sua identidade revelada: https://www.facebook.com/joao.schmidt1?pnref=story

      Anôn Hacker Juvenil

      Excluir
  2. Mestre dos Centavos obrigado por ter compartilhado a sua experiência, tenho 21 anos e vou tomar cuidado para não cair nos mesmos erros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PL

      Você é bem novo, tem tudo pela frente! Quando chegar a minha idade já estará com uma boa grana acumulada

      Siga firme nos aportes.

      Excluir
  3. "SE"... KKKKK

    Pois é Mestre, se eu tambem tivesse feito isso ja estaria tranquilo tb! Mas a vida é para ser vivida, e nunca é tarde para começar. Estamos na casa dos 30 e poucos... e estamos no caminho certo. O negócio agora é intensificar os aportes para ter um movimento ainda maior a cada mês. Seguimos na luta

    Sempre acompanho seus posts!

    Forte abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala marujo

      Falou tudo agora cumpadi! esse é o espírito!

      Vamo que vamo!!!

      Excluir
  4. Mestre dos Centavos, venha participar do Ranking dos Pobres Iniciante:
    http://pobrelutador.blogspot.com.br/2016/10/ranking-do-pobre-iniciante.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essa eu vou passar PL

      Já estou participando de 3 rankings e prefiro deixar espaço para aqueles que tem vontade de participar e nunca teve uma oportunidade.

      De quakquer modo, grato pelo convite.

      Abraço

      Excluir
  5. Tem que aproveitar o tempo mesmo!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Terrível também penso bastante o que eu poderia ter juntado de 2006 até agora 2016.
    Fui um Carpe imbecil mas enfim ,antes tarde que nunca .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu disse no post "O propósito de chegar a estes números não é se lamentar no que poderia ter sido, mas sim apontar o que ainda poderá ser feito."

      Abraço


      Excluir
  7. Eu tenho 40 anos meu patrimônio hoje deve passar de 2 milhões mas vou te falar a verdade até os 29 anos eu quase não tinha nada mas foquei nos estudos e consegui um emprego melhor. Comecei a juntar grana e a fazer bons negócios. Vou citar um deles: em 2011 comprei 6 terrenos num lugar que quase ninguém queria mas eles ficavam exatamente na parte da cidade que mais cresce. Cada terreno custou R$15.0000,00 financiado com a própria incorporadora e eu só tinha dinheiro para pagar um deles à vista. Lembro que eu juntava cada centavo do mês para adiantar as prestações e pagar menos juros e no final paguei tudo. Hoje, mesmo na crise, cada terreno pode ser vendido por R$110.000,00 facilmente e meus terrenos ficam em frente a uma praça que nem foi construída ainda (quando for o preço aumentará). Nessa jogada tenho hoje por volta de R$600.000,00 só nesses terrenos. Tem pessoas que focam em empreender, outras em estudar, outras em ir para outro país o que devemos ter em mente é que sempre há solução e devemos pensar sempre no futuro sem deixar de curtir o presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae PC

      Muito legal seu relato. E mais legal ainda saber que voce começou teoricamente "tarde" e mesmo assim conseguiu auferir tamanho patrimônio.

      Sobre essas duas ultimas linhas, eu acho isso interessante, ou seja, os diversos caminhos que temos para escolher trilhar na busca pela IF seja empreendendo, estudando ou mesmo indo para outro país. Eu até hoje não me decidi por qual caminho seguir pois queria eu ter uma bola de cristal para poder ver qual me traria o melhor resultado e enquanto isso a vida vai passando. Apesar disso tudo não vivo uma vida de arrependimentos, vivo tranquilo e com paz de espirito. Ainda que a vontade de enriquecer esteja embuida em mim, está tambem o consolo de viver uma vida equilibrada e cheia de significado.

      Abraço

      Excluir
  8. Fala MD!

    Muito bom o seu post, mostra exatamente o que é mais difícil de entender: Juros compostos ao longo do tempo.

    Até eu fico pensando às vezes: Que tristeza investir R$ 1.000,00 para ter um retorno de R$ 7,00 ao mês ... Mas aí você pensa: Opa, não são R$ 7,00, em 1 ano já serão R$ 84,00 (considerando juros simples). Em praticamente 1 ano e 2 meses já "recupera-se" 10% deste investimento ... Ou melhor, você ganha 10% a mais.

    Já sou trintão mas seguirei na luta, aportando mês a mês, sem deixar de viver.

    E em breve eu direi no blog "Sou Aposentado".

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. i ae confrade VDC seu loco, de boas?


      Obrigado pelo elogio. É isso mesmo, são juros sobre juros e é ai que acontece a mágica. Claro que tudo exige paciência e determinação.

      Somos dois trintões mas a diferença é que estou anos luz atrás de voce uahhahus. Mas ainda sim, não desanimo. Jamais!

      E sobre ser aposentado, dado o retorno que você já tem sobre seu capital e vendendo suas casas eu já ouso dizer que você pode se considerar independente financeiramente pois seus gastos não vão comer nem a metade sa sua rentabilidade.

      Abraço

      Excluir
  9. Considerou a inflação do período?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 230k com ou sem inflação continua sendo dinheiro pra caralho, foda-se!

      Excluir
    2. Anon 15:10 não fiz essa conta, só peguei o que dava para aportar e embuti juros de 1% ao mês. Acredito que a inflação não interferiria neste tipo de resultado.

      Anon 12:21, concordo, é grana pra karaleo.

      Excluir
  10. Pobretões, fiz um experimento no OLX que é o seguinte, anunciei que estou precisando de massagem, não precisa ser massagista, apenas mulher, solteira e que tenha mais de 18 anos entrar em contato.
    E não é que apareceu um monte? rsrs
    cada ninfetinha que apareceu, precisando de grana. Pelo whats expliquei que vou querer massagem no pau tbm, mesmo assim elas topam, dizem que estão precisando de dinheiro e tal, umas até topam a fazer programa sendo que nunca fizeram, uma delas está querendo comprar um óculos pq o dela quebrou e está precisando muito kkkkk.

    Uma coisa me preocupa, isso é crime? Posso ter problemas? Sendo que nem forço para a menina aceitar, se não quer apenas digo obrigado e tchau.
    Se quiserem façam isso nas suas cidades para testar.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente muitas famílias não ensinam os filhos da importância da inteligência financeira, hoje é tudo na vida de uma pessoa.

    Cometi muitas burradas na vida, sem uma família para me passar conhecimentos e ensinamentos de vida, demorei até acordar e começar a aportar, essa semana escrevi um post sobre esse tema. Se tivesse começado a aportar cedo minha vida seria completamente diferente do que é hoje.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai sempre me falava da importancia do aporte, nem que fosse em poupança. Ele tinha o conhecimento que rendia pouco mas pelo menos o patrimonio aumentava de pouco em pouco. Ele conseguiu realizar muitas coisas seguindo esta linha de pensamento.

      Pena que só fui prestar atenção nisso tarde demais.

      Excluir
    2. Vida de Beta Pobre me identifiquei muito com seu texto "A tristeza de nascer em uma família de burros" , a maioria de nos homens pobres nascemos de famlias fracassadas
      seu post lembrou os posts do Pobreta

      Excluir
    3. Vida de Beta Pobre me identifuei muito com seu texto "A tristeza de nascer em uma família de burros" a maioria de nos homens pobres viemos de famlias de fracassados
      seu texto me lembrou do pobretao...

      Excluir
  12. O ruim de aportar enquanto se é jovem é que você não vê ganhos, é foda eu estou tentando aportar mais de 50% do que ganho e mesmo assim estou andando a passos de tartaruga, isso que ainda está entrando grana extra de vez em quando. Acho que a melhor coisa a se investir em quando se é novo é em si mesmo, aportar não ajuda muito no começo, pensamento meu. Abraços Mestre dos Centavos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo FM, mas é de grão em grão que a galinha enche o papo.

      Investir em nós, em nossa própria formação é importante para não sermos passados para trás por qualquer trambiqueiro.

      Excluir
  13. Mestre.
    Essa semana estava pensando em um poster sobre isso, mais já q o amigo se adiantou,eu fiz umas contas por baixo isso contando de meados de 2014 ate hj teria tranquilo 100 mil gerando renda passiva, lembrando que desde dos 16 sempre tive tino para economizar, so não ganhava bem, meu 1 emprego levei quase 2 anos ganhando meio salario minimo, não dava pra guardar tanto.
    Hj na casa dos 30, bate aquela pergunta "se" em tudo, os 40 esta logo ali e o tempo parece mais curto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae PZ

      De 2014 até hoje voce teria conquistado 100K? Então tu ta tranquilo hein. Eu demoraria bem mais que isso para chegar a este valor.

      Quando voce chegar nos 40 a esse ritmo vai estar milionário!


      Excluir
  14. E se Dr. Paulo Maluf tivesse sido eleito em 1988?

    - Não teríamos o DESgoverno da Erundina e do PT

    - Grandes obras teriam sido começadas bem antes

    - Nossa querida São Paulo não teria desperdiçado 4 anos

    - As finanças da capital não teriam chegado no Estado caótico que se viu no fim de 1992


    Ainda bem que não existe nada como o tempo. Maluf assumiu no início de 1993 após humilhar o PT em 2 turnos nas eleições, resgatou nosso orgulho paulistano, fez grandes avenidas, túneis, fez o PAS que é exemplo pro Brasil inteiro e muito melhor que o SUS, fez o CINGAPURA que deu moradia de qualidade aos nossos irmãos mais necessitados, fez o LEVE-LEITE pra dar alimentação de qualidade às crianças que frequentam as escolas municipais...

    Agora é PITTA pra São Paulo não parar! Todo esse legado será continuado, Pitta continuará investindo nos projetos sociais que deram certo, criará o FURA-FILA que será algo que mudará totalmente o conceito de transporte público...Não vamos deixar o PT voltar jamais, fora Erundina! Pitta 48% já no 1º turno, imagina agora no 2º? O massacre nas urnas VEM!

    Não deixem de assistir a emocionante campanha de Pitta 11 feita pro 2º turno:
    https://www.youtube.com/watch?v=rSAPConDhgc

    NÃO DEIXE SÃO PAULO PARAR!

    Vote 11, vote PITTA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ano de 1996 ainda não existia o youtube.

      Excluir
    2. Vixi, agora a casa caiu. O preso em 1996 não contava com a astúcia do anon.

      Excluir
    3. Sério que vocês petistas querem viver tanto no atraso da Erundina assim que ainda não conhecem as ferramentas de comunicação virtual desenvolvidas pelo núcleo de inteligência da Gestão Maluf nos últimos anos? Estão de sacanagem!

      Assistam o comercial, se emocionem com a garra do nosso futuro prefeito, e não se deixem enganar...Maluf/Pitta = Progresso, Erundina/PT = Atraso!

      NÃO DEIXE SÃO PAULO PARAR!

      Vote 11, vote PITTA!

      Excluir
    4. Preso em 1996, os anônimos acima, jamais mencionaram o PT, apenas, apontaram um erro seu. Você se equivocou ao colocar um link do youtube, uma vez que o mesmo não existia em 1996. A sua tentativa de se justificar, alegando que o sistema foi desenvolvido pelo núcleo de inteligência do maluf é bizarra. Tão bizarra quanto a justificativa do sumiço dos 2,7 milhões de litros de combustíveis da Vasp durante o governo do Paulo Maluf (1979-1982), para quem não sabe, Calim Celid, chefe da casa civil a época, explicou que seria "evaporação natural", é difícil acreditar na justificativa. Além da "evaporação natural", durante o governo maluf, a VASP enfrentou o sumiço de peças de reposição, concorrências fraudulentas, falsificação contábil, distribuição de milhares de bilhetes aéreos e uso político da empresa. Outro ponto polêmico é o fato de que Paulo Maluf comprou vinte e cinco fuscas para presentear os jogadores da seleção brasileira, após a vitória na Copa do México, foi condenado a devolução do dinheiro, mas em 2006, após depositar o dinheiro, o STF o absolveu. Outro erro do maluf foi a criação da paulipetro, foram gastos aproximadamente 4 milhões de reais, sendo que o STJ julgou procedente a ação popular movida pelo advogado Walter do Amaral e condenou os responsáveis a devolução do dinheiro gasto.
      Entretanto, é inegável que o maluf fez boas obras, mas não foi perfeito.
      Por fim, aqui ninguém é petista e admita, o anônimo enrabou você.

      Excluir
    5. Tem gente que nao sabe brincar tsc tsc

      O cara chama os outros de petistas pra zuar oh animal, como se tivesse no clima da elicao de 96, nao tem nada a ver com ser petralha ou nao

      Excluir
    6. MR. Wang - quase Joselito19 de outubro de 2016 às 03:55

      Caro animal de teta que comentou acima, realmente, não sei brincar, sou quase um Joselito. Passar bem.

      Excluir
    7. kkkkkkkkk. Animal de teta. Há muito tempo que eu não via essa expressão.

      Excluir
  15. MC, eu também sempre pensei, em 2008 que iniciei minha carreira com o salário de 1,2k bruto, hoje já na casa dos 4k, nunca parei pra calcular quanto estaria pra não ficar depressivo, fui bem carpe diem, muitos fim de semana em balada pra encher o bolso do proprietário da casa, financiei carro e moto, despesas exorbitantes com esses veículos, anos pagando mensalidade de associação de classe que não trazia benesses, mensalidades de plano de saúde que nunca queriam cobrir despesas médicas, juros de mora de cartão de crédito.

    Resumindo, fudi-me de A a Z, quando finalmente cheguei no fundo do poço, a vida cedo ou tarde trás a conta, vi-me sem amigos, tive que decidi viver como um fã do pobreta e ficar lamentando no modo zumbi ou mudar minha conduta e correr atrás da IF, escolhi a segunda opção, foi o momento que deixei de ser um bonobo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. i ae KIng of the north

      Infelizmente quase todos nós passamos por essa fase de gastos desnecessários. parece meio que uma sina. Poucos escapam disso!

      E parabéns pela sua escolha, é isso mesmo!

      Vamos pra cima!

      Excluir
    2. Tua história parece com a minha, vivia em shows e bebia heineken e antárctica toda sexta. Hoje estou desempregado e com poucos amigos e nenhum pra dar uma força. Mas vida que segue, tô lendo muito sobre educação financeira. Tenho vários livros no meu kindle e queria mais indicações sobre área financeira. Abraços.

      Excluir
    3. Só quebrei financeiramente, hoje levo uma vida frugal e não sei mais o que é um amigo, você tem que por como prioridade conseguir emprego no momento, concurso é a melhor fuga para nós.

      Excluir
  16. MESTRE

    ME OUÇA POR FAVOR

    Mude o layout dos comentários

    Se a pessoa é anon (não tem avatar) fica horrível pra ler,dá impressão que é tudo um comentário só, nem dá pra ver a separação direito...

    Deixe o fundo dos comments que nem o do pobreta, era uma cor mais limpa, dava pra ver a separa~ção dos comentários legal, e assim surgiam épicas discussões em cima de um único comment rs

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava realmente pensando em mudar algumas coisas sobre o layout do blog principalmente esse fundo.

      Sobre o comentário dos anonimos eu não acho que é assim não como voce descreveu. Consigo ver-los separados muito bem. De qualuqer forma vou dar uma olhada.

      Obrigado pelas considerações.

      Abç

      Excluir
  17. Prefiro não fazer esta conta, kkkkkk.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ela pode assustar de primeiro momento mas depois analisando friamente nos mostra o quão longe podemos chegar.

      Abç

      Excluir
  18. vidadepobrebeta fechou o blog.

    ResponderExcluir
  19. Caralho Mestre! Este post serve pra galera mais nova refletir bastante sobre o que estão fazendo com a grana que recebem. Eu sou um cara que lamento muito meus erros do passado, mas que também faço deles lições de vida. Uma vez fiz um cálculo de quanto eu teria se tivesse guardado pelo menos 30% do meu salário e seria 100 mil mais ou menos. Triste, mas é a vida. É melhor sair tarde da matrix do que nunca sair.

    Abraço!

    http://umserlixo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. i ae lixo, bão

      Voce não deve se lamentar pelo passado, mas olhar para ele e se programar para nao cometer o mesmo erro no presente que possa comprometer o seu futuro.

      Abraço

      Excluir
  20. graaaaaaaaaaaaaaaanndeeeeeeeee mestreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    mta força e sucesso pra vc meu caro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu amigoooooooooooooooooooooooo

      ééééééééééééeé´nóisssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

      Abraçooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

      Excluir
  21. Julius,

    Certa feita li um texto que dizia que "cada um tem o seu ritmo", que mesmo que as pessoas busquem o sucesso, da maneira correta, ele pode demorar a chegar a essas pessoas, "uns se tornam executivos aos 27 anos, porém morrem aos 50, enquanto que outros chegam a ser executivos aos 50, mas vivem até os 90". Não que o texto quisesse dizer que quem alcança o sucesso rapidamente terá uma vida curta, não, ele apenas diz que cada um tem o seu próprio ritmo na vida, uns precisam de pouco tempo, outros de muito.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal esta reflexão. Tenho um tio que diz conhecer pessoas que não tinham nada e depois dos 40 conquistaram grandes fortunas, assim do nada. Temos que estar preparado para as oprtunidades que possam aparecer também.

      E concordo com você, cada um no seu tempo e ritimo!

      Vlw

      Excluir
  22. Gosto muito desse tipo de post, eu já fiz algumas simulações com períodos históricos utilizando dados reais da bolsa, o resultado é sempre muito interessante. Parábens pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. i ae brow

      Obrigado, fazer esses calculos nos mostram o quão longe podemos chegar!

      Excluir
  23. Se as escolas focassem mais em educação financeira, muita gente poderia despertar da Matrix mais cedo (eu, inclusive). Infelizmente o sistema educacional foca em mitocôndrias e outras conhecimentos pouco úteis para o dia-a-dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu queria ter aprendido isso na escola. Tive que aprender na escola da vida a duras penas e ainda continuo aprendendo.

      Vez ou outra questionavamos os professores sobre a utilidade de aprender determinada matéria e eles sempre desconversavam. (talvez eles imaginassem que nos tornariamos professores também e por isso deveriamosa aprender rs). Brincadeiras a parte é realmente triste saber que este tipo de ensino idiota e desnecessário é passado até hoje.

      Do que adianta eu saber a função da mitrocôndia, saber aplicar a formula de báskara, saber sobre mitose e outras merdas se nunca vou usar disso? É realmente uma bosta.

      Por isso que o ensino americano é muuto superior ao nosso, pelo menos lá quando o aluno atinge uma determinada idade é direcionado para matérias especificas que seja do interesse dele.

      Aqui, nesse país o negócio não vai pra frente.

      Excluir
  24. Marina Ruy Barbosa foi eleita a mais sexy. Chupa amantes de pardas de nariz boxeador e bunda de tanajura/babuina. Viva a nova musa dos JPBFs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho ela gata pra karalho.

      Beijando eu como!

      Excluir
    2. Pobreta chora pois ama parda bombada de voz adulterada! (Panicats)

      NÓRDICAS VENCERÃO, SEMPRE!

      Excluir
    3. Anônimo18 de outubro de 2016 15:55


      Hail!

      Excluir
  25. Muito fiz e ainda faço essas simulações.
    Sempre poupei, mas se soubesse o que sei hoje, estaria aposentado antes dos 30 anos. Não tem como saber...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é confrade,aprendemos tarde, e infelizmente não são muitos de nós que aprendemos.

      Eu por exemplo não tenho uma única pessoa se quer no meu ciclo social que se interessa pelo assunto mo que tange a investimentos.

      Até ja falei que tenho um blog e tal e nem se interessam em ler.

      Quando falo por exemplo que existem investimentos com renda superior a poupança se mostram interessados de primeiro momento mas quando falo os primeiros passos para investirem por exemplo num tesouro direto já desanimam na parte de criar a conta em uma corretora. Acham muito complicado. Ja desisti deles. Chimpa sempre será chimpa.

      Vou correr atrás do meu, isso sim!

      Vlw

      Excluir
  26. Eu investi na minha educação primeiro, como vim de uma família pobre só agora tive a oportunidade de começar a minha corrida para a IF. Acho que foi a melhor coisa que pude fazer, pelo menos penso assim. Mas existem muitas pessoas que estão pouco se lixando em poupar, querem só gastar.

    ResponderExcluir
  27. estre isso que se considerasse um pouco em renda varialvel talvez o bolo gerado estourasse os 500k. Eu comecei a poupar com 22 (70£ mango da poupanca que foi pra renda variavel), antes disso eu nem sabia o que fazer com a grana que sobrava sempre juntava uns 2 mil 3 mil e depois fazia alguma bosta. Hoje tenho 70k e dei uma mudada radical no rumo da vida estou proximo a beijar os 100k logo logo. Acho que depois dos 100k vai deslanchar.

    ResponderExcluir
  28. Comecei juntar dinheiro em 2014 e em 2016 já tinha 40k investido. Eu aportava muito forte, em torno de 90-95% do que recebia, nesses 2 anos minha vida era totalmente simples.
    Agora eu e minha noiva estamos construindo uma casa, cada um entrando com seus investimentos, diga-se uma senhora casa com: sala, sala de jantar, cozinha, lavabo, 3 quarto, 1 suíte, área de churrasqueira.
    A partir do ano que vem poderei curtir minha casa e minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua noiva e virgem? Ou ja gritou p na de outro

      Excluir
    2. Anon, para de se preocupar com a noiva dele, venha você também para o lado mangina da força.

      Excluir
    3. "2016 já tinha 40k investido."

      Note o verbo no passado. TINHA. Pois agora metade dessa merreca é da mulher.

      Excluir
    4. haha
      NUNCA diga seu salário, seus investimentos e coisas do tipo pra mulher

      Excluir
  29. Agora o mangina quer mudar o vocabulário da real! É muita arrogância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conservador Sim Mangina21 de outubro de 2016 às 11:27

      Não é arrogância, estamos tentando melhorar a vida dos HAT's. Trazendo luz para os jovens. Anon, venha você também, deixe o Pobretão Way of Life, faça parte do Playboyzão Way of Life. Deixe o seu sonho de cinderelo (SDC), para desfrutar de lindas MAQ's. Abandone o estilo JPBF e se torne um B.A.

      Excluir
  30. Por causa de títulos como esse que a CBF está arrumando para o Palmeiras que muita criança brasileira a cada dia aparece torcendo para o Real, Barça, Manchester, etc. vai só aumentar depois desse campeonato manchado por esse presidente do Palmeiras , Paulo Nobre investiu um bom dinheiro na arbitragem nesse campeonato, é o desespero pra tirar o timeco da fila de 22 anos sem título brasileiro, esse Palmeiras é uma vergonha, não é atoa que é bi-rebaixado e não tem mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Futebol bostileiro é um lixo, mas o cara vem falar do real Madrid time que sempre foi beneficiado no lixeiro campeonato espanhol inclusive, sempre teve a ajuda do ditador franco.

      Excluir
  31. Pessoal o que acham da minha ideia: é a seguinte sabemos que as mulheres são hipergamicas isso todo mundo sabe inclusive que elas preferem homens superiores a elas em varios sentidos então tive uma ideia que tal pegarmos mulheres mais nova que nois por exemplo eu tenho 20 anos e sou mediano estou cursando a faculdade e notei que 90 % das mulheres que se atraem por têm em torno de 13 a 17 anos então o que eu vou fazer vou mudar o foco e vou abordar novinhas em frente a escola irei comprar uma moto e comer um monte de novinhas vileiras

    Ass: Beta em Ascensão

    ResponderExcluir
  32. Mestre siga firme nos aportes. Logo voce ultrapassara a barreira dos 30k.

    ResponderExcluir
  33. MDC essa conta é louca. Se eu fizer isso entro em depressão na hora kkkkk. Se tivesse juntado desde 12 anos antes de ter começado a juntar, teria atingido a IF há 5 anos. É de chorar :`(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito pelo contrário amigo BPM

      É para ficar feliz pois mostra o quão longe pode poderá chegar se aliar disciplina com aporte constante.

      Excluir
  34. Fala Mestre, fiz um blog, acompanho seus posts, dá uma força aí! Faço posts para betas e finanças também. Abraço!

    www.pobre-diabo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Buenas, Mestre! Às vezes me faço a mesma pergunta, mas nunca me dediquei a contabilizar. Embora eu sempre tenha poupado uma graninha desde que trabalhei, fiz muita KHDA. O que conforta é que penso: e se ainda não tivesse começado a economizar e investir na IF? Somos moscas brancas, a maioria do povo trabalha para pagar juro.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. buenas IV

      As cagadas são partes de vida, penso que são poucos que conseguem escapar delas pois quando somos muitos jovens não temos a mente madura ainda para mitigarmos os riscos de determinada decisão.

      A grande maioria do povo trabalha para os outros menos para elas mesmas.

      Somos a exceção a regra rs.

      Abç

      Excluir
  36. Atenção o Pobreta Voltou. Ele é a Investidora.

    Da mesma forma que também é o investidortroll.
    Ele criou o blog do troll para sevir as suas fantasias de sair com gps estilo panicats, reparem que todas as garotas que o trool pagava era no estilo do Pobreta. O proprio Pobreta dizia que de vez em quando torrava uma parte em putas. As postagem de gp do troll saiam justamente no momento que o pobreta saia com uma. Reparem que quando o blog dele sofreu uma uma queda ele usou o Troll para causar uma treta e agitar o blog vida ruim de pobre. Logico que o Pobreta narcicista como ele é não aquentou por muito tempo os users o chingando no blog do Troll e o abandonou. Nos ultimos momentos de vida do blog vida ruim milagrosamente o troll aparece e faz as pazes com o Pobreta. Com o fechamento do blog o Troll volta com tudo inclusive com o ranking. Mas a blogsfera não caiu nessa e logo o Pobreta abandona o Troll e surge o blog da investidora ao mesmo tempo que o do troll fica as moscas.
    A investidora tem todas as manias e vícios de linguagem do Pobreta. Sem contar que ela é duas das coisas que o pobreta mais desprezava: funça e merdalher. O disfarce perfeito, já que o mesmo desprezava funças e boicotava o acesso de qualquer mulher ao ranking. Concluindo Pobreta, Investidor Troll e Investidora são a mesma pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está enganado, o Pobreta não é o investidor troll, divergem na foram de escrever. Quanto a investidora, ela já teve outro blog, entretanto, foi deletado, inclusive o atual blog dela já foi mais atuante, mas ela apagou algumas postagens, ela também não é o pobreta.
      O Pobreta faz falta, a forma que ele mesclava os temas de finanças e indignações cotidianas era incrível, a regularidade de postagens também era boa, mas, acabou, creio que ele esteja curtindo o período de descanso.
      Tente superar.

      Excluir
    2. Pessoal, pobreta já foi. Ele vai ficar um bom tempo sem postar!
      Acompanhem meu blog, finanças e betices!

      Pobre-diabo.blogspot.com.br

      Excluir
  37. Boas Mestre,

    Quem tem dinheiro faz dinheiro...isso é fato! Mas ficar pensando SE isso ou SE aquilo não ajuda.
    Melhor pensar... eagora?!! Quais minhas opções AGORA? Ai sim, se vc não sabe quais são suas opções agora, nesse momento passara mais 12 anos sem ter construído nada financeiramente!

    Mais uma coisa.. se vc não tivesse passado por tudo isso não teria a consciência que tem hoje. #FicaDica

    Abraço :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. i ae maluco

      É aquilo que eu falei no post, não devemos nos preocupar com o "SE" mas sim com o que ainda podemos fazer! Felizmente tenho uma boa idéia de onde posso chegar e estou trabalhando para isso.


      "Mais uma coisa.. se vc não tivesse passado por tudo isso não teria a consciência que tem hoje"

      Sim é verdade, as experiências pois mais amargas que sejam em algumas ocasiões, elas sempre vem para nos ensinar algo, temos que estar atentos a isso.

      Obrigado!

      $

      Excluir
  38. Respostas
    1. Valeu, sempre tento passar uma visão principalmente para a gelera mais nova não jogar a toalha cedo.

      $

      Excluir
  39. Venha ver a sua colocação no ranking geral!

    ResponderExcluir
  40. Apuração enfim começando...Votei logo pela manhã e passei esse domingo todo na agonia!

    Meu coração tá batendo mais que o coração usado como logo na campanha...

    VAAAAAI PITTA! Vai pros braços do povo, hoje a vitória é nossa e ninguém tira!!!


    NÃO DEIXE SÃO PAULO PARAR! Obrigado por TUDO Dr. Paulo Maluf...E agora é PITTA PREFEITO!

    ResponderExcluir
  41. Grande mestre, dá uma força aí e me adiciona em seu blogroll! Adicionarei você também! Um abraço!

    Pobre-diabo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. i ae PD

      Já adicionei voce a alguns dias atrás! Dá um confere no meu blogroll que voce verá que já faz parte do meu ciclo de amizades.

      Abç

      $

      Excluir
    2. Valeu mestre! Estou adicionando vc também! Abraço camarada

      Excluir
  42. Mestre parabéns pela evolução.... E realmente está evoluindo em todos os sentidos... Finalmente terá o colchão de segurança...... Não há motivação melhor ver o patrimonio subir a cada mês... Mesmo quando não há aporte, o rendimento faz crescer.... e no caso de aperto, sempre tem o colchão.... que vc se auto financia... Parabéns mestre......... Demorou mas aprendeu....rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu raul

      devagarinho a gente vai apanhando mas vamos aprendo também. rs

      Excluir
  43. Mestre dos cents

    me add nos teus amiguinhos virtuais das financias?

    acumularativos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá no bando amigo.

      bem vindo a corrida dos loucos

      Abç

      Excluir
    2. Mestre latrel

      migrei pro blogspot. só troca o link ali fazendo favor?
      https://acumularativos.blogspot.com.br/

      Excluir
  44. Isso me fez reforçar mais ainda minha ideia de poupar grandes % do salário(50~~70%) e investir esse dinheiro...
    Vou fazer isso a partir do meu primeiro emprego.
    (19 anos
    Fzndo faculdade publica)

    ResponderExcluir
  45. Fala MC! Cara, ler as suas publicações motiva meros mortais escravos assalariados kkkkk Também já andei me perguntando e fazendo algumas contas de quanto teria SE não fosse cabaço e escutasse os conselhos do meu pai e economizasse meu salário desde o início da minha corrida dos ratos kkkk mas SE não adianta nada né, o negócio é daqui pra frente e vamo que vamo! Boa sorte nos seus investimentos aí! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala néo

      Que bom que as minhas postagens estão te ajudando, ler isso me motiva tbm a sempre continuar com o blog.

      Valeu

      Excluir